Os desafios da escola frente à integração das TIC: elementos de relevância na perspectiva da convergência digital e do webcurrículo

Autores

  • Eduardo Fonfoca
  • Elen Goulart
  • Emilene Novak

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão acerca da integração das tecnologias da informaçãoe da comunicação no currículo escolar da escola contemporânea. Nele, serão discutidosalguns pontos de relevância para a organização do trabalho pedagógico, principalmentepor desenvolver um olhar crítico para que a integração das TIC no currículo se efetivede forma coerente nesta nova escola. Desta forma, pensa-se por meio das novastecnologias a efetivação de uma proposta diferenciada de ensino e aprendizagem, naqual as práticas pedagógicas que integram as tecnologias acabam por impactar todo oprocesso educativo, com novas ferramentas, cenários e finalidades, principalmenteàqueles que se destacam por propiciar um foco na convergência digital e na constituiçãodo webcurrículo.

Palavras-chave: Escola. Currículo escolar. Tecnologias da informação e dacomunicação. Convergência digital. Webcurrículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fonfoca

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo(UPM) – São Paulo.Coordenador Pedagógico Regional da Editora Positivo.

Elen Goulart

Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Gerente Nacional do Sistema de EnsinoAprende Brasil da Editora Positivo.

Emilene Novak

Mestranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Coordenadora PedagógicaRegional da Editora Positivo.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos