Jornalismo Público na TV comercial: uma análise sobre a incidência do JP no telejornalismo local

Autores

  • Marília Carinna Ferreira de Oliveira
  • Luís Adriano Mendes Costa

Resumo

O Jornalismo Público surgiu no final dos anos 80 nos EUA e tem como objetivo incentivar o pensamento crítico da sociedade, orientando a população para a garantia dacidadania. Esta pesquisa analisa como se dá, na prática, a ocorrência do Jornalismo Público no JPB 1ª Edição, verificando qual o espaço que as notícias ligadas à cidadaniatêm encontrado na produção do telejornal. A avaliação é feita por meio de um estudo decaso. Os dados revelam que é possível encontrar notícias de interesse público notelejornal estudado, porém as temáticas que mais merecem destaque no telejornal são decunho policial, e isso não é prioridade no Jornalismo Público. Neste sentido, a presente pesquisa pretende abrir novas discussões sobre a atual relação entre TVs comerciais e o Jornalismo Público.

Palavras-Chave: Jornalismo Público. Interesse Público. Televisão e Telejornalismo. TV Comercial. Notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Carinna Ferreira de Oliveira

Especialista em Mídia e Assessoria pela Cesrei, atua na área de assessoria de imprensa. E-mail:mcarinna@gmail.com.

Luís Adriano Mendes Costa

Doutorando em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB), integrante do Grupo de Pesquisa doCNPq “Interlit - Estudos Interdisciplinares de Literatura”, vinculado a Universidade Estadual do Piauí(UESPI). E-mail: luisadriano@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos