A reflexão da representação midiática para além da privação de liberdade

Autores

  • Natália Cristina Padovan Siqueira
  • Fábio Nauras Akhras

Resumo

Partindo de como a televisão e as diversas formas de mídia retratam o jovem infrator,esse artigo discute um programa de aprendizado baseado na linguagem audiovisualvoltado para esses jovens. Abordando o contexto histórico/econômico/social, o artigobusca descrever qual a situação do jovem em privação de liberdade e qual a suapercepção dos conteúdos televisivos disponíveis. O programa de aprendizado, queutiliza diferentes produtos audiovisuais a fim de dinamizar o repertório cultural dosjovens e propor a reflexão sobre os conteúdos aos quais são expostos, busca aliar tanto adiscussão sobre o papel da mídia quanto a sua eficácia na transformação social.

Palavras-chave: Jovem em privação de liberdade. Media literacy. Alfabetização emmídias Inclusão social. Televisão.

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Biografia do Autor

Natália Cristina Padovan Siqueira

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fábio Nauras Akhras

Doutor em Educação pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem Multimeios no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadordo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI).

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Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos