Cultura nas mãos”: as estratégias de Folkmarketing do Arraiá do SESC

Autores

  • Jairo Rafael Barbosa Braz
  • Yuri Guedes de Lavor

Resumo

O presente trabalho surgiu a partir de observações realizadas durante estágio curriculardos autores, desenvolvido no setor de comunicação e cultura do Serviço Social doComércio (SESC), em Campina Grande (PB). A partir desta experiência, pode-severificar o compromisso da empresa com a realização de uma série de projetos eeventos culturais, como o “Arraiá do SESC”, que é o foco do estudo em questão. Numavisão ampla, a instituição investe em cultura e trabalha a sua imagem perante asociedade. É uma forma de estratégia que envolve os preceitos da folkcomunicação,especificamente uma de suas ramificações, o folkmarketing. Para compreender melhoreste cenário, faz-se necessário um estudo mais específico, cujo objetivo é analisar aestratégia de folkmarketing do evento, por meio de seu folder de promoção, observandoelementos como cores, formas e a presença de símbolos da cultura popular. A pesquisaé desenvolvida com base no método descritivo e na utilização de fontes bibliográficas(SANTAELLA, 2007; LUCENA FILHO, 2007; BENJAMIM, 1998) e documentais,além da realização de entrevistas. Assim, pretendemos, ao término do estudo, identificarde forma clara a estratégia de folkmarketing posta em prática no folder do evento, bemcomo em outras ferramentas de comunicação atreladas a este.

Palavras-chave: Folkmarketing. Folder. Festa Junina.

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Biografia do Autor

Jairo Rafael Barbosa Braz

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba ealuno especial do Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Email:rafabraz4@hotmail.com.

Yuri Guedes de Lavor

Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba. Email:yuri_icoense@hotmail.com.

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Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Artigos