História e música: uma análise taxemática da canção “Aquele Abraço” de Gilberto Gil

Autores

  • Job Lopes

Resumo

O presente artigo faz uma análise taxemática da música Aquele Abraço, composta e interpretada por Gilberto Gil. Taxema é um termo introduzido por Kerbrat-Orecchioni (1992:75) para nomear os fatos semióticos de todas as especificidades que contribuem para marcar uma hierarquia entre os interactantes, ou seja, significa a colocação social de cada um na sua relação com o outro. Seguindo um viés semiótico, discursivo e histórico, compreende-se que a canção foi produzida para fazer uma homenagem a cidade fluminense, mas também para criticar a ditadura militar que ocorria em 1969, ano em que a música foi escrita. Gil ao ser libertado do quartel no Realengo, no qual passou sessenta dias preso, retornou em uma quarta-feira de Cinzas ao seu povo e a sua cidade e nesse clima de volta ele foi deixando seu “abraço” de uma maneira especial ou irônica a todos aqueles que marcaram sua existência, assim nasceu a canção Aquele Abraço. O taxema Rio de Janeiro é o primeiro signo utilizado por Gil na música, esse por sua vez, será o grande tema da canção, na qual apresentará outros signos, mas nesse contexto musical com exceção do verso A Bahia já me deu régua e compasso, todos os outros elementos musicais são partes periféricas desse taxema maior Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Semiótica. Música. Discurso. Ditadura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Job Lopes

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Especialista em Arte pela Faculdade Integrada do Vale do Ivaí – UNIVALE.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Edição

Seção

Artigos