O processo de criação de uma história em quadrinhos em sala de aula: um estudo de caso

Autores

  • Alberto Ricardo Pessoa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico acerca do processo de produção de uma história em quadrinhos: da primeira idéia, passando pelo roteiro, esboço, quadrinização e publicação, tendo em vista que se trata de uma proposta educacional para escola pública de 1º e 2º graus. Desenvolvendo os resultados apresentados na tese de doutorado intitulada “As histórias em quadrinhos nas aulas de língua portuguesa como instrumento de leitura e de produção autoral”, consideramos que o docente precisa ser instrumentalizado acerca dos conceitos teóricos e técnicos das histórias em quadrinhos, nos seus variados gêneros, com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais, uma vez que irá propor atividades com essa linguagem para um grupo de alunos. Dentro dessa linha de pensamento, este artigo propõe como atividade pedagógica uma técnica baseada na pesquisa do autor Scott McCloud. Pretende-se que este novo modo de estudar os quadrinhos traga ao aluno o prazer de ler e de criar essa mídia.

Palavras-chave: História em quadrinhos. Educação. Interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Alberto Ricardo Pessoa

Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do curso de Comunicação em Mídias Digitais – UFPB.

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Publicado

2015-04-09

Edição

Seção

Artigos