O singular e o poder simbólico como categorias estruturantes para a produção jornalística de conhecimento

Autores

  • Roberto Dornelles
  • Bianca Costa

Resumo

O ensaio discute a possibilidade de compreender o jornalismo como uma forma de conhecimento sobre a realidade. Nesse sentido, o trabalho articula as teorias de Park (2008), Genro Filho (1987) e Meditsch (1997), que apontam o jornalismo como uma forma específica de conhecimento, levando em consideração as diferentes abordagens desses autores sobre essa forma de produzir conhecimento através do trabalho jornalístico. Com isso, o texto elabora a ideia de que a especificidade desse conhecimento pode ser observada a partir de categorias como singularidade e poder simbólico. Por último, defende a singularidade como a matéria prima por excelência do jornalismo, responsável por materializar as informações; e que o poder simbólico é aquele que pode dar ao jornalismo a condição de produzir um conhecimento que influencie na forma de organização social.

Palavras-Chave: Jornalismo. Produção de Conhecimento. Singular. Poder Simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Dornelles

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Bianca Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsista do CNPq, e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos