Estudo do resumo acadêmico numa visão sócio-interacionista da linguagem

Autores

  • Hellane Cristina Gomes dde Azevedo
  • Roseane Batista Feitosa Nicolau

Resumo

Considerando que o gênero resumo é de grande importância no contexto escolar/acadêmico, buscamos através de uma pesquisa exploratória e explicativa realizar um estudo sobre o processo de produção desse gênero, solicitado em diferentes disciplinas. Neste artigo observamos como o aluno retextualiza e reconduz o resumo a partir do uso de metarregras, mostrando os problemas identificados na teoria dos gêneros e da retextualização para que o aluno apresente êxito nesse tipo de produção textual. Temos como suporte teórico os estudos de Machado (2010) sobre o resumo numa visão sócio-interacionista, Matencio (2010) sobre a retextualização desse gênero e Charolles (1978 apud MARQUESI; CABRAL, 2008) sobre o estudo das metarregras na composição textual. Percebemos que o resumo deve ser produzido a partir do conhecimento do processo de retextualização e que os alunos ainda precisam se aprimorar mais na prática desse gênero.

Palavras-chave: Gênero Resumo. Retextualização. Metarregras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellane Cristina Gomes dde Azevedo

Graduanda do Curso de Secretariado Executivo – Campus IV – Litoral Norte/UFPB. Pesquisadora PIBIC. E-mail: hellane.secretariado@gmail.com.

Roseane Batista Feitosa Nicolau

Professora Doutora do Departamento de Letras – Campus IV – Litoral Norte/UFPB. E-mail: rosenicolau.ufpb@gmail.com.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos