Considerações sobre a reinvenção midiática, tecnológica e cultural do rádio brasileiro

Autores

  • Elton Bruno Barbosa Pinheiro
  • Olga Tavares

Resumo

O artigo apresenta reflexões analíticas acerca da cultura midiática radiofônica. A partir da metodologia hipotético-dedutiva, descreve as reinvenções tecnoculturais vivenciadas pelo rádio brasileiro ao longo da sua história, bem como as relações transversais dessa mídia com os aspectos sociais, políticos e econômicos do país. Aborda as perspectivas que se apresentam à práxis radiofônica com a inserção do aparato digital na produção, transmissão e recepção dos conteúdos. Analisa a relevância de se preservar a cultura do ouvir nos processos comunicativos da atualidade, sobretudo nos conteúdos digitais. Por fim, discute a importância da adoção de uma nova linguagem conteudística para o rádio, caracterizada pelas potencialidades oferecidas pelo cenário da convergência tecnológica.

Palavras-chave: Cultura midiática. Rádio digital. Tecnologia. Reinvenção. Convergência.

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Biografia do Autor

Elton Bruno Barbosa Pinheiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Midiáticas da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador do Grupo de Estudos Divulgação Científica – GEDIC/CNPq. Integrante do Digital Mídia – Grupo de Estudos em Mídias, Processos Digitais e Acessibilidade – UFPB. Bolsista Capes/Reuni. E-mail: eltonufpb@hotmail.com.

Olga Tavares

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba e do Departamento de Comunicação e Turismo da mesma Universidade. Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Líder do Grupo de Estudos em Divulgação Científica – GEDIC/CNPq, com ênfase nos estudos de rádio e televisão, E-mail: olgatavares@cchla.ufpb.br.

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Publicado

2016-08-03

Edição

Seção

Artigos