Tempus Fugit: uma proposta interdisciplinar da construção e percepção do tempo na narrativa fílmica

Autores

  • César Augusto Belardi PPGC/UFPB

Resumo

O objeto deste artigo é o tempo em sua construção e percepção sociocultural com base em critérios físicos e biológicos que integram questões semânticas e representativas em diversas circunstâncias de convergência. Definidas pelos efeitos do próprio tempo sobre a humanidade, as formas e artifícios de manipulá-lo para a construção de obras narrativas são apresentadas como duas condições distintas, o tempo real e o tempo imaginário. A união das duas estabelece o processo de interação e imersão do observador na experiência da obra fílmica diante das novas estéticas originadas pela tecnologia mais recente empregada na produção dessas narrativas. Para desenvolver as constituições desse tema parte-se do resgate e atualização dos conceitos que o envolvem e ampliam o pensamento e o entendimento das relações interdisciplinares presentes na produção do filme.

Palavras Chave: Tempo. Construção. Percepção. Narrativa. Filme.

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Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos