Remediação, jogos digitais e narrativa visual: uma análise do game SpecOps: The Line
Resumo
Com sua linguagem multimídia, o videogame desenvolveu-se a partir da remediação de outros formatos consolidados. Inicialmente, o game usou a linguagem visual de jogos de tabuleiro, e, posteriormente, os avanços tecnológicos permitiram que os jogos copiassem a estética de desenhos animados. Com a aceitação dos gráficos 3D na década de 1990, a linguagem cinematográfica passou a ser empregada nos games, que amadureceram até o fotorealismo gráfico atual. O objeto de análise deste trabalho, SpecOps: The Line, é um típico game desta vertente, aplicável para um estudo de seus elementos visuais sob a luz da narrativa visual. Por meio da análise dos componentes cor e tonalidade, utilizando-se de uma metodologia auxiliada por gráficos subjetivos (BLOCK, 2010), foi possível observar como o jogo SpecOps: The Line utiliza tais elementos visuais com uma lógica própria, auxiliando sua narrativa.
Palavras-chave:Game. Cinema. Remediação. Narrativa visual.Spec Ops: The Line.