Assessorias de comunicação como fontes jornalísticas: uma análise da apropriação de conteúdo esportivo das assessorias do Grêmio e do Internacional por jornais sul-rio-grandenses

Autores

  • Fábio Pelinson PPGC/UFPB
  • Fabiana Pelinson

Resumo

Este artigo aborda a relação das assessorias de comunicação como fontes no jornalismo esportivo impresso. Tem-se como objetivo mapear a apropriação do conteúdo informativo divulgado pelas assessorias de comunicação dos clubes de futebol Grêmio e Internacional pelos jornais impressos sul-rio-grandenses, Zero Hora e Correio do Povo. Para isso, analisou-se quatro edições de ambos os jornais, concomitante ao conteúdo publicado pelas assessorias nos sites oficias dos clubes. As análises comprovam a importância das assessorias como fontes de informação e a relação direta entre assessoria e jornal. No entanto, nota-se que essa apropriação de conteúdo é raramente citada pelos jornalistas esportivos.

Palavras-chave: Assessoria de imprensa. Jornalismo. Futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-01-21

Edição

Seção

Artigos