corporação e as possibilidades dos quadrinhos brasileiros nos novos meios digitais de informação

Autores

  • Marcelo Soares de Lima

Resumo

Com as novas tecnologias as histórias em quadrinhos têm ampliado seu leque de possibilidades, incluindo dentre seu mercado de alcance a internet e telefones celulares. Nosso estudo enfoca-se na história em quadrinhos virtual A Corporação e seu exemplo de transmidia, onde disponibiliza histórias tanto em um portal quanto por aparelho móvel. Para tanto, nos declinamos sobre conceitos como cibercultura, narrativa transmidiática, convergência de mídias, abordando ainda modelos de aparelhos móveis, outros exemplos de quadrinhos digitais e debatendo as mudanças possíveis com a digitalização dos quadrinhos. Para tanto, usamos de uma analise bibliográfica qualitativa a partir de autores como McCloud, Lévy, Lemos, Jenkins, Cappellari, com pesquisas também via internet. Nosso objetivo é colocar em debate as possibilidades criadas pelo avanço dos meios digitais e sua integração com as histórias em quadrinhos, quais mudanças poderão ocorrer, que mercados surgirão, o quanto auxilia a diversificação temática do meio. Apesar de alguns poréns, como a escolha pelo uso de vídeo ao invés de quadrinho nas histórias complementares, A Corporação aponta para um novo caminho das histórias em quadrinhos brasileiras. Palavras-Chave: Cibercultura. Histórias em quadrinhos. Narrativas transmidiáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soares de Lima

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2016-08-15

Edição

Seção

Artigos