Comunicação, consumo e espaços biográficos: uma análise de narrativas de empreendedoras no Day1 Endeavor
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n7.35374Resumo
Este artigo aborda a questão das narrativas de empreendedoras em seus espaços biográficos (ARFUCH, 2010). Seu objetivo é refletir sobre os relatos de sucesso laboral e de vida de mulheres empreendedoras inseridas no contexto estético e midiático contemporâneo. A metodologia baseia-se na análise de discurso de linha francesa (ADF) a partir da qual os discursos são interpretados como formas de interação entre sujeitos (ORLANDI, 2013; PÊCHEUX, 1988). Os discursos analisados foram extraídos de vídeos de palestras ocorridas no Day1, evento organizado pela Endeavor, principal instituição mundial de apoio a empreendedores de alto impacto. As narrativas desses espaços biográficos estão inseridas nos eixos temáticos do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009), cultura empreendedora, culto à performance (EHRENBERG, 2010) e o ideal do batalhador brasileiro (SOUZA, 2010).
Palavras-chave: Espaços biográficos. Narrativas. Cultura empreendedora. Comunicação e consumo.