A concepção do feminino na publicidade contemporânea: estudo de caso da campanha #LikeAGirl da Always

Autores

  • Maria Aparecida Ramos da Silva PPGC/UFPB
  • Wislla Cristina Baltazar de Farias

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n7.35378

Resumo

O presente trabalho consiste na análise sobre a maneira como o discurso publicitário contemporâneo utiliza a imagem feminina com ênfase na abordagem dos estereótipos de gênero. Para isso, a pesquisa conceitua os termos publicidade e discurso e discute como os estereótipos de gênero feminino são reforçados pela publicidade, salientando a importância no rompimento dessa estereotipia e como o discurso publicitário vem se reposicionando em favor do empoderamento feminino. O trabalho traz um estudo de caso da campanha #LikeAGirl da Always, mostrando como a marca, ao longo de seu histórico, incentiva a autoconfiança feminina. A campanha analisada mostra como a sociedade vem sofrendo mudanças com a ruptura de estereótipos de gênero e como a publicidade vem acompanhando essas mudanças.


Palavras-chave: Estereótipo. Gênero. Discurso publicitário. Empoderamento feminino.

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Publicado

2017-07-28

Edição

Seção

Artigos