Fake News: a revitalização do jornal e os efeitos Fact-Checking e CrossCheck no noticiário digital
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35728Resumo
Uma campanha publicitária de um jornal impresso paraibano provocou tensões entre veículos e profissionais de imprensa, ao soar como um alerta à credibilidade do noticiário digital. Um debate necessário, em tempos de recuo e apelo pedagógico das principais redes sociais globais responsaveis pelo maior número de compartilhamento news e fake news – Facebook e Google. Essa perspectiva de sobrevivência dos jornais na pós-verdade, aproveitando as cobranças por critérios no jornalismo digital, evidencia na Paraíba, no Brasil e no mundo, apostas em campanhas publicitárias que valorizem informações autênticas nas redes sociais e adesões dessas redações à serviços de agências digitais de checagem como o Fact-Checking e o CrossCheck, cuja popularidade aumenta em larga escala no contexto contemporâneo.
Palavras-chave: Fake News. Fact-Checking. CrossChek. Jornal Impresso. Publicidade