Fake News: a revitalização do jornal e os efeitos Fact-Checking e CrossCheck no noticiário digital

Autores

  • Nayane Maria Rodrigues da Silva PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35728

Resumo

Uma campanha publicitária de um jornal impresso paraibano provocou tensões entre  veículos e profissionais de imprensa, ao soar como um alerta à credibilidade do noticiário digital. Um debate necessário, em tempos de recuo e apelo pedagógico das principais redes sociais globais responsaveis pelo maior número de compartilhamento news e fake news –  Facebook e Google. Essa perspectiva de sobrevivência dos jornais na pós-verdade, aproveitando as cobranças por critérios no jornalismo digital, evidencia na Paraíba, no Brasil e no mundo, apostas em campanhas publicitárias que valorizem informações autênticas nas redes sociais e adesões dessas redações à serviços de agências digitais de checagem como o Fact-Checking e o CrossCheck, cuja popularidade aumenta em larga escala no contexto contemporâneo.

Palavras-chave: Fake News. Fact-Checking. CrossChek. Jornal Impresso. Publicidade

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Publicado

2017-08-20

Edição

Seção

Artigos