Estereótipos de gênero e rupturas de sentido no discurso publicitário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35736Resumo
Como ocorre a construção social da realidade através de estereótipos de gênero? Por que mulheres são direcionadas a um comportamento delicado e zeloso, enquanto os homens devem reforçar sua masculinidade e virilidade o tempo todo? Há espaço para rupturas neste processo? E ainda, como a publicidade está envolvida nisso tudo? Estas são algumas inqueitações que movem este estudo. O objetivo aqui é refletir sobre como estereótipos e rupturas se manifestam através do discurso publicitário. Para isso, serão articulados conceitos da área da publicidade com a questão da construção social da realidade, o que no discurso publicitário se apresenta principalmente em forma de estereótipo e ruptura, constantemente. A análise será feita em anúncios publicitários audiovisuais – da Bauducco e da Chevrolet – que apresentam a questão do gênero de forma nídita.
Palavras-chave: Discurso publicitário. Construção social da realidade. Estudos de gênero. Estereótipos. Rupturas de sentido