Estereótipos de gênero e rupturas de sentido no discurso publicitário

Autores

  • Paula Viegas PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35736

Resumo

Como ocorre a construção social da realidade através de estereótipos de gênero? Por que mulheres são direcionadas a um comportamento delicado e zeloso, enquanto os homens devem reforçar sua masculinidade e virilidade o tempo todo? Há espaço para rupturas neste processo? E ainda, como a publicidade está envolvida nisso tudo? Estas são algumas inqueitações que movem este estudo. O objetivo aqui é refletir sobre como estereótipos e rupturas se manifestam através do discurso publicitário. Para isso, serão articulados conceitos da área da publicidade com a questão da construção social da realidade, o que no discurso publicitário se apresenta principalmente em forma de estereótipo e ruptura, constantemente. A análise será feita em anúncios publicitários audiovisuais – da Bauducco e da Chevrolet – que apresentam a questão do gênero de forma nídita.

Palavras-chave: Discurso publicitário. Construção social da realidade. Estudos de gênero. Estereótipos. Rupturas de sentido

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Publicado

2017-08-20

Edição

Seção

Artigos