Luto midiatizado na contemporaneidade: a reação popular perante a morte no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35745Resumo
Na sociedade contemporânea, com a ascensão das tecnologias digitais, o crescente uso das redes sociais propiciou diversos fenômenos e possibilidades de ressignificações dos processos sociais e comunicacionais. A morte é uma questão que naturalmente causa uma curiosidade e atrai atenção, gerando valor de consumo para os conteúdos que tratam dela. Dessa forma, a presente pesquisa busca, com base nos conceitos de mediação e midiatização de Hepp (2013) e de zumbificação midiática de Deuze (2013), através da análise da reação popular na rede social Facebook, compreender como é a manifestação do luto e a prática comunicativa entre os usuários diante de uma tragédia de comoção mundial. Acredita-se que assim, seja possível aproximar-se da compreensão da visão de morte e do luto midiatizado na contemporaneidade.
Palavras-chave: Facebook. Midiatização. Luto. Morte. Redes sociais digitais.