O jornalismo como forma de conhecimento e o desafio da propriedade dos meios de comunicação no Brasil

Autores

  • Marya Edwarda Souza Lapenda PPGC/UFPB
  • Juliano Mendonça Domingues da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n8.35746

Resumo

Em “O conhecimento do jornalismo”, Eduardo Meditsch (1992) lança às luzes da teoria de Adelmo Genro Filho (1987) uma constatação paradoxal. Enquanto uma forma de conhecimento, o jornalismo no Brasil encontra limitações que refletem como a comunicação é organizada no país. A propriedade privada dominante faz do jornalismo um instrumento de dominação dos grandes grupos, enquanto tenta se firmar como uma forma social de conhecimento capaz de fortalecer a democracia. O artigo se concentra pois, nessa problemática. O texto se propõe, em um primeiro momento, a refletir sobre o paradoxo teórico encontrado por Meditsch e Genro Filho, e, no momento seguinte, a discutir a possibilidade de um jornalismo público capaz de, nas ideias de Paulo Freire (1983), fazer do jornalista e do público sujeitos ativos agindo e transformando a realidade.

Palavras-chave: Jornalismo. Conhecimento. Dominação. Democracia. Regulação

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Publicado

2017-08-20

Edição

Seção

Artigos