O Ethos da Alegria: um debate sobre ética e a produção social de notícias positivas

Autores

  • Flávia Lopes Sales do Nascimento PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n10.36809

Resumo

O modelo de pensamento ético jornalístico pode ser notado pelas notícias divulgadas diariamente nos meios de comunicação. Em uma análise de qualquer veículo notamos a supervalorização de uma ética negativista em que pautas de casos de violência, corrupção, caos, desastres e crises econômicas têm maior relevância nos periódicos. Mas, essa valorização negativa é realmente o recorte da realidade que mais merece destaque?  Este artigo pretende levantar um debate sobre ética e jornalismo e propor um conceito de ethos da alegria, (embasado nas definições de afeto desenvolvidas pelo filósofo Espinosa) que pode ser notado nas notícias que destacam aspectos positivos nos jornais.

Palavras-chave: Jornalismo. Ética. Alegria. Notícias. Imaginário.

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Biografia do Autor

Flávia Lopes Sales do Nascimento, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos