A educação no século XXI: gamificação aprendizagem com criatividade

Autores

  • Adriana Landim Quinaud PPGC/UFPB
  • Maria José Baldessar

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n11.37267

Resumo

No século XXI o conhecimento assume papel rele­vante como fator de produção. Imersa na Era Digital a evolução das tecnologias têm impulsionado novas práticas educativas por meio da inovação. Entre as tendências atuais, está gamificação, traduzida pelo uso de elementos de game em atividades de ‘non game’. Através da revisão da literatura, constatou-se que gamificação na educação, representa uma possibilidade criativa e interdisciplinar para motivar e engajar, desenvolver habilidades cognitivas, sociais e motoras. No entanto, pode representar desafios também, como ensinar aos alunos que eles devem aprender somente quando são recompensados, além do impacto emocional que deve ser planejado, pois existe a possibilidade de o estudante falhar na conclusão de uma tarefa, entre outros. Portanto, em conjunto com a criação dos projetos de gamificação, devem-se desenvolver avaliações significativas para verificar se estão alcançando seus objetivos.

Palavras-chave: Educação. Século XXI. Gamificação. Aprendizagem. Criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS