O livro-jogo interativo e sua relação histórica com o RPG eletrônico

Autores

  • Naiade Caparelli PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n3.38826

Resumo

O crescente desenvolvimento tecnológico tem transformado as diversas mídias do cotidiano. As mídias analógicas ganharam suas versões digitais e, junto com essa transformação, as características presentes nos primeiros meios também têm se reconfigurado para o digital, mostrando uma possível relação entre as novas e velhas mídias. O mesmo acontece com os jogos, em que os modelos analógicos constantemente influenciam as novas versões. Desta forma o presente artigo tem como objetivo entender como os livros-jogos analógicos se relacionam com os Role-playing games eletrônicos. Para compreender como ocorreu essa relação, foi necessário realizarmos uma comparação entre as diferentes modalidades de épocas distintas. Através desta pesquisa, foi possível demonstrar não somente a relação mútua dos livros-jogos com o RPG eletrônico atual, como também, de forma geral, entender como as novas mídias se apropriam de recursos de outros meios.

Palavras-chave: Livros-jogos. RPG. Videogames.

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Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS