Efeitos de sentido atuais em propagandas de cerveja nacional

Autores

  • Patrícia Cristina Capelett Teixeira PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n3.38852

Resumo

Neste estudo, analisaremos a trajetória de alguns aspectos verbais e icônicos em anúncios publicitários, tendo em vista que auxiliaram na construção dos efeitos de sentidos que se modificaram conforme mudanças de valores da sociedade atual. Este trabalho é de caráter analítico e qualitativo cujo corpus se constitui em duas propagandas da cerveja Skol, vinculadas nacionalmente, uma com data 2010 e outra 2017. A mais antiga delas é uma propaganda impressa; e a mais atual se trata de uma mídia em formato de vídeo. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre os efeitos de sentido que proporcionam os discursos presentes no corpus. Para a análise, o presente trabalho terá o suporte teórico de autores como Brown (1976), visto que este aborda a temática das técnicas de persuasão. Além deste, Sandmann (2010), que trata a questão da linguagem da propaganda. E, por fim, para a Análise do Discurso, autores como Fiorin (2001), Pêucheux (1975) e Orlandi (2010).

Palavras-chave: Linguagem de propaganda. Efeitos de sentidos. Persuasão.

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Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

Artigos