Da retórica à Educomunicação: uma proposta de ‘Educação menor’ nas aulas de a partir de vlogs
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n3.38868Resumo
Para a proposição deste estudo, parte-se da perspectiva de que não existe neutralidade na língua e que é dever dos professores de Língua Portuguesa possibilitar que seus alunos desenvolvam a leitura crítica a partir de diversos gêneros e meios, para que possam compreender que os textos são resultados de determinado contexto de produção e dotados de intencionalidade. Considerando a leitura como o processo de compreensão de todos os tipos do fazer humano e, não apenas um processo mecânico de associação de fonemas à grafemas, objetiva-se, com o auxílio da Nova Retórica e da Educomunicação, propor aos professores de Língua Portuguesa o uso de vlogs, em sala de aula, como instrumento de leitura. A proposta tem o intuito de provocar nos alunos a reflexão crítica sobre estes conteúdos, viabilizando desterritorialização, conexões com outros conhecimentos e visões de mundo e reflexões políticas a partir da valorização das singularidades de cada sala de aula e seu respectivo contexto, caracterizando-se como uma proposta de ‘Educação Menor’.
Palavras-chave: Educomunicação. Retórica. Educação menor.