Sim, você pode: considerações sobre a influência do marketing no consumo pós-moderno

Autores

  • Larissa Ribeirete Cavazzana Pimentel PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n3.38871

Resumo

 O consumo constitui o cotidiano dos indivíduos, uma vez que se consome com a intenção de suprir uma necessidade ou de ganhar status. Na atual sociedade, balizada por valores cada vez mais egocêntricos, voláteis e efêmeros, existe um processo de reestruturar a formação da identidade, impulsionado pelo consumo que possui traços avaliadores, ao julgar, (re)estruturar e orientar o processo de formação da(s) identidade(s) e as relações pessoais. Valores são invertidos e agora o “ter” influenciado pelo marketing, sobressai ao “ser”. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo tecer considerações sobre as contribuições do marketing no consumo na sociedade pós-moderna, para tanto, utilizará as explanações advindas de Bauman (2008), Lipovetsky (2007), Kotler (1999) entre outros autores que contribuem de maneira significativa para o tema aqui tratado.

Palavras-chave: Consumo. Descartabilidade. Marketing. Pós-modernidade.

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Publicado

2018-03-23

Edição

Seção

Artigos