Empreendedorismo feminino: narrativas, comunicação e consumo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n3.38873Resumo
Este artigo tem como enfoque os discursos referentes à cultura empreendedora feminina e suas construções de sentido. O corpus da análise se baseia na palestra de Luiza Helena Trajano no Day1, evento realizado pela organização Endeavor, considerada uma das mais importantes na promoção da cultura empreendedora no mundo. Sendo assim, objetivamos compreender a essência do discurso empreendedor e sua articulação com o processo de transformação da atividade laboral. Isso se pauta na apreensão do que se pode nomear de “cultura empreendedora” e sua articulação com o gênero (feminino), a comunicação e as práticas de consumo. Como procedimento metodológico, emprega-se a Análise do Discurso de linha francesa (ADF) para analisar trechos extraídos da referida palestra. Em síntese, pode-se apontar a presença de uma discursividade que corrobora tanto a cultura empreendedora quanto o sistema capitalista em si.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Mulher empreendedora. Comunicação. Discurso. Narrativas.