Estratégias comunicacionais e de visibilidade na Queermuseu

Autores

  • Cristovão Domingos de Almeida PPGC/UFPB
  • Henrique Esper

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40879

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender a repercussão da exposição de arte Queermuseu – cartografias da diferença na arte brasileira, com foco nas estratégias de visibilidade e resistência após o encerramento antes do prazo estipulado no Santander Cultural, em Porto Alegre. Fundamentamos nos conceitos de redes sociais digitais, estratégias de comunicação e organização como espaço de fortalecimento das atividades de resistência. A partir de registros das publicações nas páginas do Facebook e entrevistas, selecionamos as estratégias e as formas de aproximação com os públicos. Evidenciamos que as redes sociais podem servir como potencialidade de desenvolvimento, aproximação dos indivíduos e de resistência, num momento em que avança a narrativa do silenciamento e de negação das lutas das minorias.

Palavras-chave: Comunicação. Arte. Cultura. Redes sociais. Queermuseu. Visibilidade.

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Publicado

2018-07-22

Edição

Seção

Artigos