Abordagens teórico-metodológicas da produção escrita: quando a reescrita faz a diferença

Autores

  • Roseane Batista Feitosa Nicolau PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.41029

Resumo

A reescrita é uma etapa de suma importância no exercício de elaboração de um texto. Nela o aluno trabalha a sua capacidade de construir conhecimentos e de se tornar usuário efetivo dessa modalidade da língua. No intuito de contribuir com a divulgação da reescrita, não como uma mero “passar a limpo”, mas como um ato reflexivo sobre a própria escrita, este trabalho visa realizar um percurso teórico-metodológico de estudos que enfatizam a reescrita, ideia já presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Iniciamos com a abordagens de Meurer (1993), na perspectiva psico-sociolinguística, expondo as operações realizadas pelo escritor/aluno ao compor e recompor seu texto; em seguida, na perspectiva sociointeracionista, partimos  de Geraldi (1984) sobre a produção textual como um processo e, seguimos, com as abordagens apresentadas de Ruiz (2001), Guedes, (2009); Menegassi, (2001); Conceição & Biasotto (2015), que tratam da produção textual apresentando propostas teóricas e contribuições para a avaliação e a prática da produção textual em sala de aula, incluindo a reescrita.

Palavras-chave: Produção Textual. Escrita e Reescrita. Propostas Teórico-metodológica.

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Publicado

2018-07-24

Edição

Seção

Artigos