Os jogos de tabuleiro e a construção do pensamento computacional em sala de aula

Autores

  • Marcos Nicolau PPGC/UFPB
  • Lucas Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n11.42820

Resumo

Os jogos de tabuleiro existem há mais de 5 mil anos (Senet, Egito Antigo); sua longa existência têm sido co-participe na construção da linguagem computacional, com Charles Babbage, no século XVII, e com Alan Turing e Edward Thorp, no século XX. Eles permitem uma representação operacional que serve de analogia ao pensamento computacional. Se o sistema educacional brasileiro não fornece, nas Escolas Públicas, acesso satisfatório à informática aos seus alunos a partir dos conhecimentos de computação, por que não utilizar os jogos de tabuleiro em seus processos de criação, elaboração e jogabilidade, como forma de desenvolvimento do pensamento computacional a ser desenvolvido em sala de aula?

Palavras-chave: Jogos de tabuleiro. Pensamento Comunicacional. Sala de aula.

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Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS