A evolução da "mulher moderna" nas propagandas impressas de modess no Brasil: dos Anos Dourados ao Feminismo de 1970
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n11.42988Resumo
A publicidade busca acompanhar as mudanças ocorrentes no contexto sociocultural do seu público-alvo a fim de manter uma comunicação eficiente, de modo que a forma de representar esses públicos evolui junto a esses contextos. A partir da conquista de direitos, as mulheres começaram a se desvincular do estereótipo da “dona de casa prendada”, reconhecendo-se com maior independência e distanciando-se das imposições do patriarcado. O presente artigo se propõe a relacionar o feminismo à nova forma de representar a mulher nas propagandas impressas de absorventes descartáveis, a partir da análise de peças publicitárias impressas da marca Modess e da evolução do papel feminino na sociedade, dos Anos Dourados à chegada da segunda onda feminista da década de 70.
Palavras-chave: Modess. Mulher moderna. Absorvente descartável. Feminismo.