O enquadramento midiático dos casos de fraudes no sistema de cotas raciais para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n12.43514Resumo
A partir da interface política e comunicação, o objetivo deste artigo é compreender como ocorrem os enquadramentos midiáticos das notícias sobre os casos de suspeita de fraude no sistema de cotas raciais – política pública de ação afirmativa para ingresso na Educação Superior. Por se tratar de um tema controverso, esses enquadramentos noticiosos mobilizam a atenção e o debate público e, assim, passam a compor as narrativas do que são as cotas e quem tem direito. A partir de pesquisa realizada por diversos autores, sabemos que esses textos apresentam, constantemente, discursos favoráveis ou contrários a essa política pública. Para identificar quais são as estratégias discursivas desses materiais e como esses discursos são arranjados, operacionalizamos o conceito de enquadramento de Goffman analisando as formas de nomear o ato do uso indevido das cotas raciais e os sujeitos que o praticaram, bem como as interações entre elas para construir suas estruturas de sentido.
Palavras-chave: Ações afirmativas. Racismo. Uso indevido. Fraude.