A participação do prosumer no JPB 1ª edição
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n12.43517Resumo
O fenômeno da midiatização contribuiu para o surgimento uma nova modalidade de consumidor de notícias, que configura-se não mais como apenas um receptor de mensagens, mas também como um ativo produtor de informações a partir das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs): o prosumer (JENKINS; GREEN; FORD, 2014; RAMONET, 2012). Esse cenário gera novas perspectivas de se fazer telejornalismo. Dentro deste contexto, este artigo tem o objetivo de analisar quali-quantitativamente, a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), a participação do prosumer no telejornal JPB 1ª edição, exibido pela TV Paraíba, afiliada da Rede Globo, em Campina Grande (PB). Conclui-se que há uma baixa participação do prosumer no JPB 1ª edição e em poucas editorias, percebendo-se a quase não existência de canais de interação diretos com os telespectadores, e inferido-se que há um forte filtro no que diz respeito aos conteúdos enviados pelas pessoas.
Palavras-Chave: Prosumer. Telejornalismo. Midiatização.