Gamificação como elemento das metodologias ativas: imbricações conceituais e práticas, relato de experiência a partir da técnica do Jigsaw

Autores

  • Danilo Silva de Meireles

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n6.46393

Resumo

Este artigo descreve, reflete e analisa a temática gamificação, em suas bases conceituais e práticas, a partir da experiência vivenciada em curso na disciplina de Metodologia do Ensino Superior, especificamente na elaboração e aplicação da metodologia ativa que visa a aprendizagem cooperativa, eventualmente por meio da técnica do Jigsaw. A gamificação é uma ação lógica e sistemática de pensar como em um jogo, mesmo fora do contexto de jogo. Aqui, desenvolvemos estes aspectos e os relacionamos ao relato de experiência, privilegiando conceitos que fundamentalmente organizam os games: de estrutura, regras, tempo, feedback, metas, objetivos e resultados definidos. Os resultados deste artigo demonstram que a gamificação é, sem dúvida, um caminho possível para a perspectiva da aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento conceptual da atividade em foco, e do desenvolvimento cognitivo do aprendente, podendo auxiliar na autonomia, reflexão, problematização da realidade e inovação.

Palavras-Chave: Gamificação. Aprendizagem Cooperativa. Jigsaw. Jogos Pedagógicos.

 

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Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS