Inclusão à diversidade social em contexto de sala se aula: uma proposta de leitura de os X-Men

Autores

  • André Luiz Souza da Silva
  • Railson Bezerra de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n1.49928

Palavras-chave:

Leitura, Diversidade social, Ensino, X-Men.

Resumo

Galgamos a idealização de uma leitura interacionista, aquela que posiciona o leitor como agente do processo de constituição e formação de si próprio e dos sentidos do texto. Através do ato de ler, os sujeitos sociais têm a possibilidade de transformar as visões sobre o mundo que os cerca. Abordar diversidade social em sala de aula resulta em apontar a inclusão como caminho de aceitação de toda diferença independente de crença, gênero ou etnia. O objetivo é propor a leitura das HQ de os X-men como instrumento possível para a abordagem inclusiva à diversidade na escola e para que os alunos possam buscar sua aplicabilidade além dos muros do colégio. O método de pesquisa deste artigo visa uma revisão teórica a respeito da leitura e de sua aplicação em sala de aula, sendo de base bibliográfica e documental. É de natureza qualitativa, o que concerne seu caráter descritivo-interpretativo. A pesquisa mostra-se pertinente e proveitosa por estabelecer a legitimidade em se trabalhar temáticas transversais no ensino de Língua Portuguesa em anos finais do fundamental.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos