“Nós vamo acabá com o Planeta”: a relação Grêmio-Torcedor no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n1.49934Palavras-chave:
Redes sociais, Memes, Hashtag, Relacionamento.Resumo
O presente artigo busca compreender o meme “Nós Vamo Acabá com o Planeta” e sua repercussão, através da página do Grêmio no Facebook, estudando como o clube utilizou do meme para se aproximar dos torcedores. Com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados a redes sociais, memes e hashtags, assessoria de imprensa e relacionamento com torcedores. Como procedimento metodológico, foi realizado um questionário com torcedores para saber sobre o relacionamento com o clube e sobre a apropriação do meme e análise de comentários das principais publicações do clube. Os resultados obtidos mostram que não houve um planejamento prévio para utilizar o meme, e sim, após a ocorrência da propagação.