A escrita na ordem do dia: abordagens teóricas para o ensino e aprendizagem da escrita
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n1.49999Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem da escrita, Teorias sociocognitivistas, Teorias sociointeracionistas, Educação Básica.Resumo
Trabalhos apresentados em revistas científicas e em livros, no Brasil e na Europa, atestam a preocupação de que alunos concluem sua formação básica apresentando dificuldades no domínio da escrita (CARVALHO, 2012; FARACO, 2014). Esses mesmos trabalhos trazem caminhos e apontam direcionamentos, a partir das teorias sociocognitivistas e sociointeracionistas, na tentativa de superar ou mesmo, minimizar essa constatação preocupante. Em face a tal situação, pretende-se expor alguns desses encaminhamentos que se voltam para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem da escrita, como uma tentativa de resolução de problemas (SCARDAMALIA e BEREITER, 1982), não perdendo de vista o contexto sociocomunicativo (CAMPS, 2005). Destaca-se que as propostas expostas, voltam-se para o ensino da escrita na Educação Básica, como objeto de ensino e aprendizagem, e se dirigem a professores e profissionais que buscam formas de melhorar as atividades de produção escrita em suas aulas.