A Amazônia nos games e suas criaturas fantásticas que alimentam os estereótipos sobre a região

Autores

  • Luciana Miranda Costa
  • Bruno Monte de Assis

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n1.50047

Palavras-chave:

Comunicação, Amazônia, Games, Retórica Processual.

Resumo

Os ribeirinhos da Amazônia são representados em alguns games como personagens lutadores que habitam a região e que se materializam como criaturas fantásticas de coloração predominantemente verde. É o caso de “Darkstalkers: The Night Warriors” e de “Street Fighter II: World Warriors” (SFWW). O objetivo deste artigo é analisar a estética e a narrativa dos personagens, os cenários de luta e o escopo de ações possíveis ao jogador, que resultam em uma circularidade nas formas representativas da região. Como consequência, ratificam-se discursos e estereótipos historicamente construídos sobre os sujeitos da Amazônia. A investigação foi fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica além de aporte teórico encontrado principalmente no modelo de jogo digital (PINHEIRO, 2007) e na retórica processual (BOGOST, 2007; 2008).

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Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS