Uma beleza irreal: simulações e simulacros no comercial de O Boticário

Autores

  • Lucas Dallagnol
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50633

Palavras-chave:

Estética, Mercadoria, Beleza, Simulacro, Propaganda.

Resumo

Este artigo tem por objetivo averiguar simulações e simulacros na concepção de estereótipos no anúncio publicitário selecionado, buscando entender como a beleza é transformada em uma ferramenta sedutora para encantar as pessoas e facilitar a venda de mercadorias. Para tais finalidades, utilizamos como objeto de estudo a propaganda “Oba! Chegou Cuide-se Bem Deleite”, d’O Boticário. Trata-se de uma análise básica e qualitativa da ação de simulações e simulacros, com suporte em especial das teorias de Baudrillard (1991), na construção de estereótipos neste comercial, pela qual foi possível constatar que tal narrativa publicitária está envolvida, contraditoriamente, por um discurso de inclusão. O que resulta na produção de uma beleza irreal, mas que por seu excesso de perfeição nos parece mais verdadeira do que a própria realidade.

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Publicado

2020-02-10

Edição

Seção

Artigos