Gamificação na Educação: revisão sistemática de estudos empíricos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n3.50871

Palavras-chave:

Gamificação na Educação, Revisão Sistemática, Dissertações e Teses.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as produções acadêmicas em nível de mestrado e doutorado disponíveis online na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre a gamificação na educação. Nesse sentido, foram analisadas 26 dissertações e teses que se encontram disponíveis online e que apresentam estudos empíricos com alunos em escolas e universidades. Os resultados mostram uma maior concentração de dissertações face ao número de teses advindas, em sua maioria, de programas de pós-graduação em computação e educação. A maior parte das dissertações faz referência a estudos de caso e à pesquisa-ação, em âmbito do ensino superior na modalidade presencial, com forte presença do uso de tecnologias para dinamização das atividades que envolvem a gamificação.

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Publicado

2020-03-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS