Protego ou Expelliarmus: a produção de fanfictions e a marca Harry Potter

Autores

  • Eduardo Victor Souza
  • Hans Peder Behling

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n3.51044

Palavras-chave:

Fanfictions, Harry Potter, Marca, Fãs, Internet.

Resumo

Desde a sua primeira publicação em 1997, Harry Potter tornou-se um fenômeno mundial. Diversos produtos foram criados com a marca e, já no início, a franquia contou com o apoio das comunidades de fãs, que passaram a produzir cultura ao se apropriarem desse universo. As fanfictions, textos em que os fãs usam elementos da obra original para escreverem suas próprias histórias, são um exemplo dessas produções. O objetivo deste estudo foi avaliar até que ponto as fanfictions são positivas ou negativas para a marca Harry Potter. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com métodos de abordagem bibliográfica, exploratória e entrevistas em profundidade com especialistas nas áreas de fanfictions, marketing e direitos autorais. Foi constatado que essas histórias são aliadas da marca e ajudam a mantê-la viva, porém se tornam um problema quando comercializadas ou se não possuírem um aviso legal antes do texto.

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Publicado

2020-03-06

Edição

Seção

Artigos