Retrato familiar em transformação: uma análise de "O futebol"

Autores

  • Luiz Felipe Baute

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51682

Palavras-chave:

Análise Fílmica, Documentário em Primeira Pessoa, Autoficção, Sérgio Oksman.

Resumo

O futebol (2015), dirigido por Sérgio Oksman, apresenta um retrato familiar entre pai e filho pautado pelo entrechoque entre a sua proposta documental e o uso da autoficção, conceito formulado por Serge Doubrovsky, em uma mise-en-scène circunscrita — e determinada — por um evento esportivo de grande porte: a Copa do Mundo da FIFA de 2014, sediada no Brasil. Este artigo pretende analisar O futebol utilizando como guia as questões formais e culturais que o filme suscita, entrevistas concedidas por Oksman e o exercício do conceito de autoficção na prática documental contemporânea: suas definições, entrecruzamentos e possíveis desdobramentos sociais e culturais.

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Publicado

2020-04-07

Edição

Seção

Artigos