Sistemas e políticas de comunicação no Brasil: os conglomerados privados e a mídia pública

Autores

  • Fernando de Resende Chaves
  • Luiz Ademir de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52493

Palavras-chave:

Mídia, Política, Comunicação Pública.

Resumo

Discute-se, neste artigo, como no Brasil, por questões históricas, políticas e econômicas, consolidou-se, principalmente no período da ditatura militar (1964-1985), um sistema de comunicação concentrado em oligopólios controlados por grupos políticos e familiares, o que resulta em baixa pluralidade na mídia tradicional. Durante os governos do PT (2003-2016), houve tentativa, ainda que limitada, de criar um ambiente midiático mais democrático por meio da comunicação pública. Mas após a saída do partido do poder em 2016, esse projeto tornou-se mais distante, porque a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) criada em 2007 a partir de discussão de Fóruns de Democratização da Mídia, passou a ser tolhida em sua função pública. O cenário atual aponta para obstáculos à ruptura desse sistema pouco democrático, com a possibilidade de privatização da EBC.

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Publicado

2020-05-12

Edição

Seção

Artigos