Comportamento do consumidor universitário: o consumo político e a sociedade de consumo

Autores

  • Matheus Almeida Piau Santana
  • Almiralva Ferraz Gomes
  • Anderson Dias Brito

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n6.53317

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Comportamento político, Sociedade de consumo.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar de que forma a noção de consumo político e consciente influencia o comportamento do consumidor universitário de uma Instituição de Ensino Superior. O estudo é do tipo descritivo-exploratório e o instrumento de coleta foi o questionário aplicado presencialmente a 100 estudantes. Como resultado, mesmo não se considerando consumidores políticos, a maioria dos alunos foi influenciada por valores sociais e ecológicos ligados aos produtos que representam ideologias e significados. Com isso, há um discurso por trás do consumo dos universitários, sendo a Instituição de Ensino Superior considerada como um pilar para a construção de um consumo político e um ambiente propício para discutir de maneira crítica o tema “consumo”.

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Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

Artigos