A instrumentalização da marca nacional da Coreia do Sul: desdobramentos políticos da Onda Coreana

Autores

  • Mayara Araujo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54513

Palavras-chave:

Diplomacia Cultural, Nation branding, Soft Power, Cultura pop, Onda Coreana.

Resumo

A utilização da cultura pop como ferramenta política é um dado cada vez mais recorrente. Com isso, observamos o caso da Coreia do Sul e sua capacidade em conquistar uma audiência internacional e melhorar relações diplomáticas com países vizinhos através do sucesso obtido por seus produtos culturais e midiáticos, ancorados, principalmente, no fenômeno da Hallyu. Com isso em vista, o presente artigo se propõe a investigar como entidades governamentais têm se apropriado da Hallyu no intuito de construir uma marca nacional, em diálogo com a sua cultura e promover seu soft power internacionalmente. Para tanto, partimos do pressuposto de que a Coreia do Sul carece de fortes elementos para a identificação nacional - seja por parte de seus cidadãos, como diante de uma audiência internacional - e que a instrumentalização da Hallyu contribui com a criação um senso de identidade.

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Artigos