Prototipagem de serviço gamificada relacionada à gestão de design e abordagem sistêmica: análise de conteúdo a partir de uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55005Palavras-chave:
Protipagem de Serviço, Gamificação, Gestão de Design Sistêmica.Resumo
A prototipagem de serviço permite visualizar processos e interações, possibilitando o mapeamento e a compreensão desses para os atores. A gamificação colabora na comunicação entre atores. Por influenciar a mudança do comportamento humano, a gamificação pode ser utilizada na gestão de design (GD) para privilegiar a troca de conhecimento e informações entre os setores das empresas. A abordagem sistêmica (AS) auxilia na ampliação da visão das áreas para a compreensão do todo. O objetivo é identificar e analisar, por meio da análise de conteúdo a partir de uma revisão sistemática da literatura, pesquisas nas áreas de GD, AS e gamificação que relatem métodos e ferramentas que contribuem na prototipagem de serviço gamificada aplicada à GD sistêmica. Como resultado, evidenciam-se dois métodos gamificados (IdeaChef e Gamification Service Framework) e quatro ferramentas gamificadas (mapeamento da jornada gamificada do serviço, painéis de construção, protótipo de trabalho e role-playing de serviço).