Mídias sociais como estratégia de contra-hegemonia nos processos políticos eleitorais

Autores

  • Adilson Vaz Cabral Filho
  • Penélope Thais da Cunha Toledo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55061

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Contra-Hegemonia, Campanhas Eleitorais, Propaganda Política.

Resumo

Este artigo discute a apropriação consciente e planejada das mídias sociais como estratégia de contra-hegemonia nos processos eleitorais. Busca traçar as potencialidades, riscos, impactos, tendências e desafios, partindo da análise de quatro campanhas: Marcelo Freixo à Prefeitura do RJ em 2012, Dilma Rousseff à Presidência da República em 2014, Jandira Feghali à Prefeitura do RJ em 2016 e Fernando Haddad à Presidência da República em 2018. A aborgadem do artigo parte de dois conceitos principais: 1) hegemonia cultural das ideias e contra-hegemonia, de Antonio Gramsci e 2) eleição como meio e não como fim em si mesma, de Lênin. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-08

Edição

Seção

Artigos