Educação e comunicação: escola, meios de comunicação e a formação de consciência crítica

Autores

  • Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
  • Fábio Alexandre Araújo dos Santos
  • Leila Salim Leal

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55079

Palavras-chave:

Indústria Cultural, Meios de Comunicação, Educação Escolar.

Resumo

Esta pesquisa aborda a relação entre educação e meios de comunicação, especialmente a televisão, destacando a responsabilidade da escola com o compromisso da formação crítica e transformadora. A partir do referencial teórico formado por Adorno (1985), Brandão (2002) e Kuenzer (1996)), procura-se refletir sobre o papel dos meios de comunicação na formação da consciência sobre os segmentos que não acessaram dispositivos de educação midiática e leitura crítica da mídia. A natureza da pesquisa é qualitativa. Dentre os resultados, o trabalho aponta que os meios de comunicação de massa, no capitalismo contemporâneo, seguem cumprindo papel determinante na produção e reprodução da ideologia dominante na formação de repertório cultural e, portanto, é preciso que a escola elabore programas de educação midiática capazes de desenvolver possibilidades de leitura crítica da mídia e de produção midiática pelos educandos.

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Publicado

2020-09-09

Edição

Seção

Artigos