Marlon Brando, um ator fora do “Método”: a filiação à Stella Adler e suas ideias sobre o trabalho de ator
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55115Palavras-chave:
Ator, Marlon Brando, Estudos atorais, Jogo de atores.Resumo
O presente artigo visa analisar os princípios metodológicos do trabalho do ator Marlon Brando no cinema a partir dos escritos de Stella Adler sobre o trabalho de ator desenvolvidos a partir do contato da atriz e professora com as ideias de Konstantín Stanislávski. Objetiva também desfazer o vínculo que é atribuído entre Brando e premissas de trabalho de ator desenvolvidas no Actor’s Studio por Lee Strasberg com seu “Método”, sobretudo do uso da memória afetiva. Assim, vincularemos o trabalho de Brando aos ensinamentos de Adler do das ações, imaginação e elementos concretos com os quais o ator interage em cena, como cenário, figurinos e objetos. Para isso, lançaremos mão das ferramentas de análise fílmica propostas pelos estudos atoraia.