A Escola de Tartú-Moscou: contribuições aos estudos sobre cultura e memória
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55248Palavras-chave:
Semiótica russa, Comunicação, Cultura, Memória, Lotman.Resumo
A Semiótica da Cultura origina-se na Escola de Tartú-Moscou, na Rússia, e apresenta-se como uma meta-teoria que possibilita uma análise sistemática da cultura entendida como um sistema complexo de significação. Neste ensaio, de natureza exploratória e caráter teórico-reflexivo, ressalta-se as contribuições da Escola de Tartú-Moscou às investigações acerca da memória e da cultura, e reflete-se sobre a pertinência e aplicabilidade da Semiótica Cultural como uma abordagem fecunda aos estudos em comunicação no Brasil. Adota-se como metodologia a pesquisa bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013), a fim de resgatar as origens e os conceitos fundamentais da Escola de Tartú-Moscou sobre cultura e memória, destacando os escritos de Iuri M, Lotman como seu precursor, bem como refletindo sobre o lugar da Semiótica da Cultura nos estudos comunicacionais.