A reconfiguração das identidades nacionais nas redes sociais digitais: um estudo do grupo “Les français au Brésil”

Autores

  • Paulo Semicek

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55249

Palavras-chave:

Identidade nacional, Globalização, Sociabilidade em rede, Grupos de Facebook.

Resumo

Este artigo apresenta, por meio de pesquisas bibliográfica e exploratória, a reconfiguração do conceito de identidade nacional após o processo de globalização. O estudo observa tal fenômeno a partir da análise do grupo de Facebook chamado “Les français au Brésil”, composto por franceses que residem no Brasil e utilizam o ambiente virtual para trocarem informações e se relacionarem em rede. O artigo busca identificar como a rede social digital e a consequente sociabilidade em rede são fatores responsáveis por intensificar a fragmentação da cultura nacional em identificações, elementos que constituem a identidade do indivíduo e que ultrapassam os limites da territorialidade. O grupo, portanto, permite aos seus membros fragmentarem a noção de pertencimento a um país, ainda que o mantenham em parte, para se identificarem com aspectos culturais de outras regiões, como o Brasil, onde a maioria reside.

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Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Artigos