A reconfiguração das identidades nacionais nas redes sociais digitais: um estudo do grupo “Les français au Brésil”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n09.55249Palavras-chave:
Identidade nacional, Globalização, Sociabilidade em rede, Grupos de Facebook.Resumo
Este artigo apresenta, por meio de pesquisas bibliográfica e exploratória, a reconfiguração do conceito de identidade nacional após o processo de globalização. O estudo observa tal fenômeno a partir da análise do grupo de Facebook chamado “Les français au Brésil”, composto por franceses que residem no Brasil e utilizam o ambiente virtual para trocarem informações e se relacionarem em rede. O artigo busca identificar como a rede social digital e a consequente sociabilidade em rede são fatores responsáveis por intensificar a fragmentação da cultura nacional em identificações, elementos que constituem a identidade do indivíduo e que ultrapassam os limites da territorialidade. O grupo, portanto, permite aos seus membros fragmentarem a noção de pertencimento a um país, ainda que o mantenham em parte, para se identificarem com aspectos culturais de outras regiões, como o Brasil, onde a maioria reside.